quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Eu também sou gorda

Quando leio em sites de dietas malucas as meninas de 12 anos ou menos ainda, preocupadas com seu peso, sinto que a escola está muito pior do que na época em que estudava. Eu sempre detestei a escola regular e os professores medíocres que ali estavam. Quando me tornei professora, prometi não ser como eles.
Não pense que as magras estão salvas. O preconceito é reverso. As pessoas pensam que você está sempre de dieta, ou que não come, ou que não se gosta assim. E o fato é que sempre me gostei magra. Não gostava era de minhas pernas finas...Hoje elas são lindas para mim e não as depilo. Não gostava dos meus dentes tortos. Com o tempo recebi elogios de pessoas especiais e hoje adoro o que tenho. Minha dentista disse-me que não preciso usar aparelho se eu não quiser. E eu não quero.

E o preconceito contra os gordos?
Mitos como o de que o gordo é uma pessoa sedentária, que vive comendo o dia todo ou que não faz exercícios é o mais comum.
E o mais curioso, eu sempre comi muito e sempre tive uma vida sedentária. E mesmo assim sempre fui magra.
Outro mito é de que o gordo é uma pessoa doente. Eu conheço muita gente magra que tem vários problemas atribuídos ao gordo, como o diabetes.
Você já percebeu que as lojas não têm roupas nem sapatos para a realidade brasileira? Eu já.

Quando digo que tenho uma dieta vegana, as pessoas imediatamente se tornam 'nutricionistas', 'conselheiros espirituais', 'médicos', 'psiquiatras', chatos.
As 'dicas' passam sempre pelo óbvio: faça exercícios, não coma massa ou gorduras...
As dicas também passam pelo ridículo: o leite é a única fonte de cálcio, você precisa comer carne, peixe é um alimento saudável, onde você encontra proteínas?, a comida vegana é cara, a pecuária é uma 'fonte de empregos e riquezas para o país'...
Minha dieta não é por saúde nem por estética. É por respeito a mim mesma, por respeito aos animais, pois não quero ser um túmulo nem uma prisão para eles, só por que meu vício e meu egoísmo são maiores. Não é por religião, pois, por ser baseada em crenças antropocêntricas, é egoico. Não é pelo meio ambiente porque não sou ambientalista. Sou bióloga.

A dieta vegana oferece muitos benefícios físicos para quem, por que o médico sentenciou, precisa parar de comer carne e derivados.
Também oferece um equilíbrio e um estilo de vida interessante para quem, por uma crença em algo maior ou por um espírito forte, que pode ser ateu, deseja parar de fazer uso de animais (não somente os Vertebrados) e todos os seus derivados.
E para aqueles que, por redução de impacto ambiental, já se deram conta de que esse é o único estilo de vida ecológico.

Mas é triste ler sobre dietas que incluem comidas industrializadas, frango e peixe, estes, conhecidos pelos potenciais tóxicos, ou laticínios, produtores de muco e outras coisas indesejáveis.
As 'carnes magras e brancas' já dizem tudo sobre o preconceito a que estamos sujeitas.
Essas dietas geralmente são genéricas e óbvias, ou seja, elas dizem tudo o que as pessoas querem ouvir. Que você não precisa mudar nada na sua vida.
Se fosse assim, todo mundo estaria magro.

Eu tenho uma dificuldade astronômica em mudar algumas coisas.
Mas para outras, bastou a percepção. Explore isso em você. Tente descobrir quais as coisas mais fáceis de mudar, por que nestas a percepção é mais forte. O resto é mais difícil, mas teve um começo.
Mergulhar de cara no impossível não é produtivo. Nem ficar se comparando. Eu sempre fui a de nariz empinado, a magra de ruim, mas sempre gostei de ser eu. Me comparei com alguém sim, mas hoje jamais seria aquela pessoa. Jamais.
Ellen Augusta
A proud feminist quote: “Yes, I’m fat. Yes, this is a bikini. Never thought I’d ever get the confidence that I have today to wear this. I’m really proud of the beautiful woman I’ve grown into. “
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...